sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Crónicas sobre futebol


Às vezes pergunto-me: porque terá o futebol tanta importância na comunicação social? Imagino que seja para agradar aos milhões de espetadores que vivem para o futebol, de forma a garantir uma maior audiência.
Todos os dias chegam ao telejornal, logo após a política, relatos sobre jogos anteriores, conferências de imprensa com jogadores e treinadores, e todos os dias o meu pai pega no comando para que ninguém mude de canal, antes de acabar a reportagem.
Mas porque terá o futebol tanta influência nas pessoas? Talvez os homens o considerem um desporto mais masculino, se identifiquem com o mesmo, ou até mesmo, invejem a excelente forma física de cada jogador.
Não tenho nada contra. De vez em quando gosto de ver um ou dois jogos do meu clube ou da seleção nacional, de ver os craques mais conhecidos a exibirem o seu potencial em catálogos de roupa interior…
No entanto, isto não chega para os grandes adeptos. Estes não perdem um jogo, sabem sempre o lugar do clube, as posições dos jogadores em campo. Provavelmente não se apercebem do tempo que passam a ver reportagens de futebol, e que algum desse tempo serviria para notícias de solidariedade e propostas culturais.
Por isso, enquanto poder fazer os adeptos felizes, a comunicação social vai continuar a dar maior importância ao futebol, transmitindo comentários e relatos, o meu pai não vai largar o comando e os adeptos vão continuar sem reparar no tempo que passam a ver reportagens desportivas.

Patrícia Guedes, 9.º B

Sem comentários: