sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O meu nome, em tom diarístico

Imagem in http://www.coxinhanerd.com.br/wp-content/uploads/2013/04/NOMES.jpg [consultado em 21-9-2018}

Hoje vou falar sobre o meu nome, Sofia.
Sofia veio da palavra grega sophia, que significa sabedoria.
O meu nome foi-me dado pela minha irmã que, quando soube que ia ter uma irmã menina, disse, “-Vamos ter uma Sofia!”. Como os meus pais também gostaram, assim ficou.
Eu gosto do meu nome e não o trocaria por nenhum outro.

Sofia Silva, 7.ºA



Eu não sei bem porque os meus pais me chamaram “ Beatriz ”.
Penso que seja porque não sabiam que nome me haveriam de pôr, pelo que pediram ajuda à minha irmã mais velha. Ela acabou por escolher “ Beatriz “.
Como os meus pais gostavam mais de Sofia, fiquei “ Beatriz Sofia Ferreira dos Santos ”.
Quando soube desta história, passei a gostar muito do meu nome, porque foi uma escolha muito partilhada!
Beatriz Santos, 7.ºA




Eu 𝒸𝒽𝒶𝓂𝑜-𝓂𝑒 𝒢𝑜𝓃𝒸𝒶𝓁𝑜 𝑒 𝑒𝓈𝓉𝒶 é 𝒶 𝒽𝒾𝓈𝓉ó𝓇𝒾𝒶 𝒹𝑜 𝓂𝑒𝓊 𝓃𝑜𝓂𝑒.
𝒜 𝑜𝓇𝒾𝑔𝑒𝓂 𝒹𝑜 𝓃𝑜𝓂𝑒 𝒢𝑜𝓃𝒸𝒶𝓁𝑜 𝓋𝑒𝓂 𝒹e 𝒢𝓊𝓃𝒹𝒾𝓈𝒶𝓁𝓋𝓊𝓈 (𝒹𝑜 𝐿𝒶𝓉𝒾𝓂), 𝒿𝓊𝓃𝓉𝒶𝓃𝒹𝑜 𝒹𝓊𝒶𝓈 𝓅𝒶𝓁𝒶𝓋𝓇𝒶𝓈:
- 𝒢𝓊𝓃𝒹 𝑜𝓊 𝑔𝓊𝓃𝓉𝒽𝒾, 𝓆𝓊𝑒 𝓆𝓊𝑒𝓇 𝒹𝒾𝓏𝑒𝓇 "𝑔𝓊𝑒𝓇𝓇𝒶" 𝑜𝓊 "𝒸𝑜𝓂𝒷𝒶𝓉𝑒";- 𝑒 𝓈𝒶𝓁𝓋 𝑜𝓊 𝓈𝒶𝓁𝓌𝒶, 𝓆𝓊𝑒 𝓅𝒶𝓇𝑒𝒸𝑒 𝓈𝑒𝓇 𝓉𝓇𝒶𝒹𝓊𝓏𝒾𝒹𝑜 𝒸𝑜𝓂𝑜 "𝓈𝒶𝓁𝓋𝑜".
𝒢𝑜𝓃𝒸𝒶𝓁𝑜, então, s𝒾𝑔𝓃𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶 "𝓈𝒶𝓁𝓋𝑜 𝓃𝑜 𝒸𝑜𝓂𝒷𝒶𝓉𝑒", "𝓈𝒶𝓁𝓋𝑜 𝓃𝒶 𝑔𝓊𝑒𝓇𝓇𝒶" 𝑒 𝑒𝓂 𝒶𝓁𝑔𝓊𝓂𝒶𝓈 𝓉𝓇𝒶𝒹𝓊çõ𝑒s surge como "𝒽𝑜𝓂𝑒𝓂 𝒹𝒾𝓈𝓅𝑜𝓈𝓉𝑜 𝒶 𝓅𝒶𝓇𝓉𝒾𝒸𝒾𝓅𝒶𝓇 em 𝓉𝑜𝒹𝒶 a 𝓁𝓊𝓉𝒶", 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝓈𝑒 𝒻𝑜𝓈𝓈𝑒 𝓊𝓂 𝓈𝒾𝓃ó𝓃𝒾𝓂𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶 "𝑔𝓊𝑒𝓇𝓇𝑒𝒾𝓇𝑜".
𝒪𝓈 𝓂𝑒𝓊𝓈 𝓅𝒶𝒾𝓈 𝓆𝓊𝑒𝓇𝒾𝒶𝓂 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓊 𝓂𝑒 𝒸𝒽𝒶𝓂𝒶𝓈𝓈𝑒 𝒯𝑜𝓂á𝓈, 𝓂𝒶𝓈 𝓊𝓂𝒶 𝒶𝓂𝒾𝑔𝒶 𝒹𝑒𝓁𝑒𝓈 𝓉𝒾𝓃𝒽𝒶 𝓉𝒾𝒹𝑜 𝓊𝓂 𝒯𝑜𝓂á𝓈 havia 𝓅𝑜𝓊𝒸𝑜 𝓉𝑒𝓂𝓅𝑜. E𝓃𝓉ão, eles 𝓅𝑒𝓃𝓈𝒶𝓇𝒶𝓂 𝓃𝑜 𝓃𝑜𝓂𝑒 𝒢𝑜𝓃𝒸𝒶𝓁𝑜.
𝐹𝑜𝒾 𝒶𝓈𝓈𝒾𝓂 𝓆𝓊𝑒 me foi atribuído 𝓊𝓂 𝓃𝑜𝓂𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝑒𝓊 𝓉𝒶𝓃𝓉𝑜 𝒶𝒹𝑜𝓇𝑜!

Fonte de pesquisa: 𝒽𝓉𝓉𝓅𝓈://𝓌𝓌𝓌.𝒹𝒾𝒸𝒾𝑜𝓃𝒶𝓇𝒾𝑜𝒹𝑒𝓃𝑜𝓂𝑒𝓈𝓅𝓇𝑜𝓅𝓇𝒾𝑜𝓈.𝒸𝑜𝓂.𝒷𝓇/𝑔𝑜𝓃𝒸𝒶𝓁𝑜/ [consultado em 18-9-2019].
Gonçalo, 7.º A


Eu sou o Miguel e vou contar-vos a origem do meu nome.
Um dia, a minha mãe descobriu que estava grávida de um menino, eu.
Ela não sabia que nome me dar. Depois de algumas semanas, um primo meu procurou, na internet, hipóteses de nomes e encontrou Miguel. Pensou que era ótimo e foi contar à minha mãe, que também gostou.
Havia outra proposta, a minha tia queria chamar-me Santiago! É claro que a minha mãe não gostou dessa iniciativa! E, quando eu descobri, também não gostei.
Gosto do meu nome e agradeço aos meus pais por mo terem dado!

Miguel Cardoso, 7.ºA







20 de setembro

Como sabes o meu nome é Inês.
Inês significa pura, casta ou cordeiro. Tem origem no espanhol Inez, uma variação de Agnes, nome que tem origem no grego Hagnes, que quer dizer literalmente pura ou casta. Por Hagnes ter a pronúncia semelhante com Agnus, que quer dizer cordeiro, o nome passou a ficar associado também a este significado.
Eu identifico-me com o meu nome pois as pessoas com o nome Inês tendem a ser sonhadoras, imaginativas, intuitivas, independentes e também se sentem felizes quando o ambiente e as relações que se estabelecem à sua volta são calmas, previsíveis e harmoniosas.
Eu não me interesso por ter outro nome, mas, se tivesse que escolher um, seria Beatriz pois era esse o nome que os meus pais me iriam pôr inicialmente, só não o fizeram porque o nome tem diminutivos e eles não queriam que me chamassem de ''Bia'', então mudaram-me o nome para Inês, porque gostavam e já era a sua segunda opção.
Em suma, adoro o meu nome e não o mudaria por nada!

Inês Custódio, 8.º B




20 de setembro de 2018

Querido Diário

Chamo-me Vitória Isabel. Tenho este nome devido a uma grande conquista da minha mãe.
A história começa na primeira gravidez dela, na qual, infelizmente, perdeu o bebé às 40 semanas, mas a vontade de ter uma filha era maior do que o desgosto da perda anterior. Pela segunda vez, voltou a correr mal também, com um aborto espontâneo e nem assim ela desistiu!
Logo de seguida ao aborto, com imensa tristeza, uma tia da minha mãe, chamada ''Isabel'', conversou muito com ela, dando-lhe apoio emocional e encorajando-a a fazer uma nova tentativa. Ao fim de alguns meses, sem nunca perder a esperança, então veio a tão esperada notícia de que estava grávida novamente.
Devido ao histórico ginecológico foi detetada uma gravidez de alto risco, mas o seu desejo de ser mãe continuava sendo maior, e desta vez com força extra, pois na primeira ecografia viu que era uma menina, para a sua alegria ficar completa.
Foi uma gravidez muito complicada, pois a minha mãe tem tensão alta, durante as gravidezes, tinha que ir ao hospital uma vez por semana para controlar, sem contar que gerou uma pré-eclâmpsia, danificando por completo a sua placenta.
Com todos esses obstáculos, dos quais o medo acabou por ser o maior, conseguiu levar a gravidez até às 35 semanas, pois a obstetra achou melhor não arriscar até às 40 semanas.
Assim, ao fim de 30 semanas, a minha mãe teve que ficar internada, conseguindo então assegurar-me até às 35 semanas.
Finalmente vim ao mundo a 19 de dezembro de 2003, com 3.070kg, 48cm e com saúde, graças a Deus!, sem necessidade sequer de ter de ficar na incubadora. Ao fim de 5 dias, pois foi uma cesariana, fui passar o Natal em casa.
E é por isto que o meu nome é Vitória Isabel.

Vitória, 8.º B

Quarta-feira, 19 setembro de 2018

Chamo-me Joana, um nome bastante comum, e hoje tive curiosidade e fui pesquisar o seu significado.
Descobri que o meu nome é de origem hebraica e latina; é a variante feminina de João.
Tem um significado, do meu ponto de vista, religioso, “ Deus é cheio de graça”.
Verifiquei que o meu nome foi muito adotado entre a década de 40 e 50.
Na realidade não gosto do meu nome (Joana), mas identifico-me com as suas características: gosto de ajudar os outros, sou meiga e sociável.
Isto para dizer que preferia mil vezes ser uma Rita.
Como não é possível neste momento, vou ter que viver com ele durante muito tempo.
No outro dia, questionei o meu pai sobre o meu nome pois não há ninguém da família com essa identificação.
Descobri que me deram este nome pelo simples motivo de ter aparecido uma joaninha no quarto onde a minha mãe estava “instalada” quando nasci...
Ao ouvir isto, fiquei em estado de choque, porque queria que essa joaninha nunca tivesse aparecido, pois talvez agora fosse uma “Rita”.

Joana Dias, 8.º B


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.